domingo, 3 de outubro de 2010

Vindimas


grapes_green_single_md_wht.gif (13147 bytes)
O cultivo da vinha faz-se por todo o Portugal. Várias regiões e diferentes castas, produzem diversos tipos de vinho.
As videiras são podadas no Inverno e é na Primavera que nascem as primeiras folhas e começa a formação dos frutos, as uvas.
Depois de formados, os cachos vão amadurecendo ao longo do Verão. No caso das uvas tintas a sua cor passa de verde para uma cor avioletada, as brancas passam da cor verde para uma cor amarelada. Quando os cachos estão maduros inicia-se a sua colheita, que se designa por vindima.
A vindima por meios tradicionais é feita através da mão humana. As pessoas, de tesoura na mão vão vindimando as várias videiras.
Seguidamente, os cachos são levados para a adega e à chegada à adega são despejadas.
De seguida são geralmente desengaçadas e depois esmagadas, dando origem ao mosto.
O mosto é assim transformado em álcool, processo que se designa por fermentação. Quando termina a fermentação segue-se um período de repouso em depósitos de armazenamento, que podem ser de madeira, inox ou de cimento.
Em casa também se faz vinho. Primeiro apanha-se a uva, depois é a vez de as colocar no lagar para as esmagar, após levantar fervura, separa-se o vinho da bagaceira e espreme-se bem a bagaceira. 
Todos estes processos envolvem bastante cuidado e atenção, onde o controlo de tudo o que se faz é determinante para a qualidade do vinho obtido.

Sem comentários:

Enviar um comentário