P N L



Durante o 2º período vamos trabalhar "A ovelhinha que veio para o jantar".
Era uma vez um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era... ser apenas amiga dele!
Título A ovelhinha que veio para o jantar | Autor(es) Steve Smallman, Joelle Dreidemy (Ilustrador) | Tipo de documento Livro | Editora Dinalivro



No âmbito do PNL este período vamos trabalhar a obra "Os Primos e a Bruxa Cartuxa". Trata-se de um livro que conta a história de uns primos que viajam com a bruxa Cartuxa até ao Pólo Norte para salvarem uma baleia que está presa no gelo e enviou mensagens a pedir socorro.  

3º Ano - grau I
 
Título: Os primos e a bruxa Cartuxa
Autor(es): Ana Isabel Magalhães e Isabel Alçada, Helena Simas (Ilustradora)
Editora: Caminho
Área Temática: Sentimentos fortes.

Os primos Matilde e Gonçalo conhecem a Bruxa Cartuxa, que vive numa casinha da floresta mágica rodeada dos gatos que adora. Quando estão a lanchar, chega uma mensagem transmitida pelos paus de giz que são mágicos: a amiga baleia está aflita porque ficou presa entre grandes blocos de gelo e não consegue libertar-se. A bruxa decide partir imediatamente e pede a colaboração de uma águia para poder levar os primos consigo. Para salvarem a baleia, é necessário unirem forças, pois os poderes mágicos da bruxa desaparecem debaixo de água. A verdadeira mensagem da história é precisamente essa: pessoas diferentes, unindo-se, tudo conseguem. 
007hh88h
O que pensamos que vai ser a história...