Matemática

 Gif escolar
Cantinho da Matemática










Barrinhas

Ângulos




  


Clica em mim e coloca os números na recta numérica... Vais aprender muito e depressa!!!


Recta numérica


Tarefa: Figuras no geplano
Hoje estivemos a trabalhar no geoplano. Primeiro resolvemos a tarefa que a professora nos deu, depois fizemos outras figuras no geoplano.
  
Outras figuras
 

Trabalhos dos alunos do 3º D da E.B.1 de Carregal do Sal
24.gif barrinhagarf image by M_rihannon
Bobi em origami
Depois de realizarmos a tarefa do cão Bobi, fizemos figuras em origami.


Trabalhos dos alunos do 3º D da E.B.1 de Carregal do Sal
Na aula de Língua Portuguesa foi apresentada e trabalhada a história do “Coelhinho Branco”. À medida que a história se ia desenrolando iam sendo acrescentadas as personagens (figuras recortadas) …
Na área de Estudo do Meio, foram identificados os animais da história,
se eram domésticos ou selvagens, de que se alimentavam, habitat…
Foram referidos ainda, aspectos no âmbito da área de Formação Cívica, como por ex. o comportamento dos animais quando o Coelhinho Branco lhes pediu ajuda; bem como o final da história, em que apesar de só a “Formiga Rabiga” o ter ajudado convidou todos os animais para comerem uma sopa.
A professora apresentou uma folha de cartolina com os animais previamente seleccionados (aqueles que iriam estar sujeitos a votação); assim, os alunos foram sendo questionados acerca do seu animal preferido (coelho, formiga, gato e o cão). Também apresentou uma legenda em que a cada animal era atribuído um rectângulo em cartolina com determinada cor: vermelho – formiga, verde – coelho, amarelo – gato, azul – cão).
No âmbito da área de Estudo do Meio, foram recordadas as formas de harmonização de conflitos (diálogo, consenso e votação).
Cada aluno tinha um cartão (de voto) com os nomes de cada animal e cada um marcou um T no animal da sua preferência.
No final, o animal mais votado foi o cão com 6 votos em 2º lugar ficou a formiga com 5 votos e em 3º lugar ficou o gato e o coelho com 4 votos cada, aqui para além das noções de Estudo do Meio ainda foram recordados os numerais ordinais.
De seguida, foi apresentada uma nova folha de cartolina onde constavam os animais anteriormente sujeitos a votação. Foi-lhes dito que para fazer a sopa cada animal teria de ir à horta buscar os vegetais da sua preferência. Assim, foi feita uma análise conjunta do tipo e quantidade de vegetais que cada um queria.
Todos os alunos chegaram à conclusão de que a sopa iria levar mais cenouras, num total de 18, 15 couves-flor, 14 cebolas e 9 alhos-franceses.
Foi uma aula diferente e todos aprenderam a construir um pictograma!
005y52sk

Sem comentários:

Enviar um comentário