Estudo do Meio


Recadoseglitters.com
Cantinho de Estudo do Meio


Métodos de orientação



 





Sistema Solar



















Girly Paradise Gifs
Apresentação do powerpoint sobre Alimentação Saudável.



Elaboração de trabalhos pelos alunos do 3º E da E.B.1 de Carregal do Sal.















Património Local - Carregal do Sal

Os trabalhos dos alunos.



















Alimentação Saudável
No dia 17 de Novembro, tivemos a visita da enfermeira Helena e do enfermeiro Rafael do Centro de Saúde de Carregal do Sal. Eles vieram falar-nos sobre "Alimentação Saudável" e nós fizemos trabalhos sobre o que aprendemos.

Dia do Não Fumador
Ana Carolina
Álcool, tabaco e outras drogas

Depois de estudarmos a matéria fizemos vários cartazes sobre os perigos e malefícios do tabaco...
João
Francisca e Maria

Joana, Maria e Carolina

Bárbara

Beatriz
Trabalhos do 3º E da E.B.1 de Carregal do Sal.


Para recordar alguns conceitos foi referido como se produz a energia eléctrica, a sua utilidade, os objectos que necessitam de energia eléctrica para funcionar (existentes na sala de aula, na escola, em casa, …) e os cuidados a ter com a electricidade.
Foram ainda, abordadas as noções de materiais bons e maus condutores, mostrando-lhes os referidos materiais e os principais constituintes da lâmpada (ampola, filamentos, casquilho, rosca, bico) e também da pilha (pólos: positivo/negativo).
Depois de os alunos terem compreendido estas noções, foram distribuídos os materiais por cada um dos grupos e solicitadas algumas tarefas:
1 - Que tentassem acender a lâmpada usando dois crocodilos, a pilha e a lâmpada que já se encontrava enroscada no casquilho.
2 - Que usassem o interruptor para que ligassem e desligassem a lâmpada.
3 – Que tentassem acender a lâmpada usando os fios com um nó.
4 - Que tentassem acender a lâmpada sem usarem qualquer fio.








Reflexão da Actividade
A actividade decorreu conforme o planeado, registando-se grande envolvimento, interesse e empenho dos alunos.
Todos os objectivos propostos foram conseguidos de forma bastante satisfatória.
As actividades tiveram uma boa aceitação por parte dos alunos, os quais participaram de forma activa, no sentido de que todos os objectivos se concretizassem.
No decurso da actividade tentei estimular as crianças a falar, a explicar/interpretar.
Apesar de uma ou outra dificuldade na aplicação dos termos exactos, os alunos concluíram que para fazer acender uma lâmpada é necessário estabelecer um circuito (percurso) fechado em que o ponto de partida é um dos pólos da pilha e o ponto de chegada é o outro pólo da pilha. Neste circuito a lâmpada é o ponto de passagem da corrente eléctrica.
É também importante salientar a entreajuda constante entre os elementos do grupo e entre os vários grupos, que esteve bem patente no desenrolar de toda a actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário