Língua Portuguesa

Cantinho dos Miúdos





Lenda das Sete Cidades (Açores) 





Lenda da D. Branca
O nosso magusto


São Martinho...
Ana Albuquerque
Ana Carolina Ferreira

  

A seguir, a professora explicou o que são pronomes pessoais.
Partindo da frase “O Patinho nasceu” foram identificados os grupos existentes. Os alunos constataram que “O patinho” seria o grupo do nome (grupo nominal) e “nasceu” seria o grupo do verbo (grupo verbal).
Nesta altura, naturalmente, foi encetado diálogo entre os alunos acerca dos elementos que constituem o grupo nominal e os que constituem o grupo verbal. Seguidamente foi explicada a função dos pronomes pessoais, também auxiliado com a apresentação de um powerpoint.

Para explorar os pronomes pessoais foi apresentada a frase “A mãe não gosta do patinho feio”, aqui o patinho feio foi substituido por “ele”, o que originou a frase “Ele não é muito bonito”. Foi explicado que a palavra “ele” escreveu-se para não se repetir “patinho feio”. Na sequência desta observação os alunos referiram que a palavra “mãe” tambem poderia ser substituida por “ela”.
Foi ainda, explorado o trecho do powerpoint onde era explicado que as pessoas gramaticais são três: 1ª pessoa (emissor); 2ª pessoa (receptor); 3ª pessoa (a respeito de quem é a mensagem) e que as pessoas gramaticais podem estar no singular ou no plural.
Seguiu-se a apresentação do laboratório gramatical do GN e GV, a partir do conto “O patinho Feio” de Hans Christian Andersen. Para isso foi feita a leitura pela professora acompanhada simultaneamente, pela apresentação em powerpoint.


A professora começou a aula com uma breve alusão a experiências de laboratório e à necessidade de fazer experiências para chegar a conclusões, fazendo notar que será esse o objectivo desta aula: experimentar para chegar a conclusões.De seguida a professora explicou a função dos elementos fundamentais da frase: o GN e GV auxiliado com a apresentação do PowerPoint.


Sem comentários:

Enviar um comentário