segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Centenário da República


Comemora-se em 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República em Portugal. A proclamação da República estabeleceu um momento importante da nossa história, marcando profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal.
Portugal foi desde a sua fundação governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia. Nos finais do século XIX, o povo português achava que essa não era a melhor forma de governar o país, o rei governava toda a vida e quando morria o seu filho mais velho tomava o seu lugar.
Assim, no dia 5 de Outubro de 1910, um grupo de cidadãos revoltou-se, conseguindo acabar com a Monarquia e implantar a República.
O último rei de Portugal, D. Manuel II e a sua família partiram para Inglaterra.
Tomou posse Teófilo Braga como presidente do Governo Provisório até à eleição do primeiro Presidente de Portugal, Manuel Arriaga.
Após a vitória republicana de 5 de Outubro de 1910, o Hino da Carta é substituído pela marcha A Portuguesa, que ainda hoje temos.  A bandeira azul e branca foi substituída pela bandeira verde e vermelha.   
Queres aprender o Hino Nacional? Então clica em nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário