quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ser criança
Não é somente ter pouca idade
E sim esquecer a idade física
A nossa verdadeira idade está na mente
É o que se sente.
Ser criança
É perseguir a felicidade
Sem se importar com a idade.
É esquecer um pouco das responsabilidades
Sem contudo ser irresponsável.
É viver intensamente o presente
Não viver condicionado ao futuro
Nem ruminando o passado
É amar intensamente
E viver essa paixão sem precedentes
É sempre sorrir
Sempre estar aberto para o novo
Ser criança
É nascer de novo a cada dia...
Sandra Mamede

(Retirado do site "As minhas histórias")


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Centenário da República Portuguesa


Centenário da República


Comemora-se em 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República em Portugal. A proclamação da República estabeleceu um momento importante da nossa história, marcando profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal.
Portugal foi desde a sua fundação governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia. Nos finais do século XIX, o povo português achava que essa não era a melhor forma de governar o país, o rei governava toda a vida e quando morria o seu filho mais velho tomava o seu lugar.
Assim, no dia 5 de Outubro de 1910, um grupo de cidadãos revoltou-se, conseguindo acabar com a Monarquia e implantar a República.
O último rei de Portugal, D. Manuel II e a sua família partiram para Inglaterra.
Tomou posse Teófilo Braga como presidente do Governo Provisório até à eleição do primeiro Presidente de Portugal, Manuel Arriaga.
Após a vitória republicana de 5 de Outubro de 1910, o Hino da Carta é substituído pela marcha A Portuguesa, que ainda hoje temos.  A bandeira azul e branca foi substituída pela bandeira verde e vermelha.   
Queres aprender o Hino Nacional? Então clica em nós!

domingo, 3 de outubro de 2010

Outono

Vindimas


grapes_green_single_md_wht.gif (13147 bytes)
O cultivo da vinha faz-se por todo o Portugal. Várias regiões e diferentes castas, produzem diversos tipos de vinho.
As videiras são podadas no Inverno e é na Primavera que nascem as primeiras folhas e começa a formação dos frutos, as uvas.
Depois de formados, os cachos vão amadurecendo ao longo do Verão. No caso das uvas tintas a sua cor passa de verde para uma cor avioletada, as brancas passam da cor verde para uma cor amarelada. Quando os cachos estão maduros inicia-se a sua colheita, que se designa por vindima.
A vindima por meios tradicionais é feita através da mão humana. As pessoas, de tesoura na mão vão vindimando as várias videiras.
Seguidamente, os cachos são levados para a adega e à chegada à adega são despejadas.
De seguida são geralmente desengaçadas e depois esmagadas, dando origem ao mosto.
O mosto é assim transformado em álcool, processo que se designa por fermentação. Quando termina a fermentação segue-se um período de repouso em depósitos de armazenamento, que podem ser de madeira, inox ou de cimento.
Em casa também se faz vinho. Primeiro apanha-se a uva, depois é a vez de as colocar no lagar para as esmagar, após levantar fervura, separa-se o vinho da bagaceira e espreme-se bem a bagaceira. 
Todos estes processos envolvem bastante cuidado e atenção, onde o controlo de tudo o que se faz é determinante para a qualidade do vinho obtido.

Outono


O Outono é uma das quatro estações do ano. As folhas começam a cair dos ramos secos das árvores.
Os frutos do Outono são kiwi, nozes, figos, marmelos, castanhas, diospiros... As mães e as avós fazem marmelada e geleia com marmelos. Nos campos fazem-se as desfolhadas.
Elas começam a ficar amarelas, vermelhas, castanhas e algumas ainda estão verdes. Os dias começam a ser mais pequenos e as noites maiores. Caem as primeiras chuvas, começa a arrefecer e as pessoas começam a andar de cachecol, botas, gabardinas, ou seja, começam a vestir roupas mais quentes.
As andorinhas e outras aves vão para países mais quentes.
No Outono colhem-se as uvas e fazem-se as vindimas. Depois das uvas apanhadas faz-se o vinho e a jeropiga.
No Outono apanham-se e assam-se as castanhas, é nesta altura que se fazem os magustos.